top of page
Floresta.jpg

Refloresta

MONITORAMENTO, RESTAURAÇÃO E EDUCOMUNICAÇÃO

Logo Refloresta (1).png

A partir de uma carta convite da WWF-Brasil, foi criado o projeto denominado Refloresta. A proposta enfatiza o aumento da capacidade institucional da Akarui em implantar, monitorar e comunicar resultados de forma ampla e acessível, envolvendo a comunidade local, gerando valor para todos os envolvidos e criando sinergias de projetos no território. Com o objetivo de escalonar a restauração no vale o projeto será um experimento que vai buscar mostrar diferentes formas de restauração florestal com metodologias agroecológicas de baixo custo.

 

O projeto é dividido em 3 grandes eixos: monitoramento e estruturação de base de dados, restauração florestal e educomunicação com a análise de percepção local e monitoramento participativo.

 

Para efetividade desse trabalho temos parceria com dois grupos bastante atuantes em projetos de pesquisa e extensão na região:

 

  • Laboratório de Estudos Socioecológicos de Paisagens (LESP) da UNIVAP, coordenado pelo Prof. Dr. Nathan Vogt, que atualmente tem um projeto financiado pela FAPESP sobre a governança adaptativa de paisagens multifuncionais, com o qual a Akarui já vem colaborando;
     

  • Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas (LEME) da UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Simone A. Vieira, que realiza pesquisas há vários anos na área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar e seu entorno, com ênfase em São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Ubatuba.

bottom of page