Notícias

Sequência 01.Quadro003.bmp

Oficina de Sistema Agroflorestal na Biodinâmica

 

Foi realizada no dia 09 de dezembro, no sítio Jatobá, dos agricultores Maria Cristina e Francisco, mais uma oficina do projeto Conexão Mata Atlântica. A propriedade, que é uma unidade de referência do projeto, está localizada no bairro do Bom Retiro, em São Luiz do Paraitinga-SP e os proprietários há alguns anos implantaram o sistema agroflorestal no sítio

Sequência 01.Quadro001.bmp

Oficina de Sistema Agroflorestal na Biodinâmica

 

Dia 18 de novembro de 2020 aconteceu no sítio Nossa Senhora da Paz, propriedade do do Sr. Orlando Mariano e da Dona Cidinha, em São Luiz do Paraitinga-SP, uma oficina de de Sistema Agroflorestal na Biodinâmica.  A oficina abordou o preparo do solo e o plantio de árvores frutíferas e adubadeiras inspirado na estratificação. 

conexao-mtaa-5bb5273f02a16.png

Oficinas Conexão Mata Atlântica

CONEXÃO MATA ATLÂNTICA

O Projeto “Recuperação de Serviços de Clima e Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira” – Conexão Mata Atlântica tem o objetivo de aumentar a proteção da biodiversidade e da água e combater mudanças climáticas. Para isso, promove atividades de conservação da vegetação nativa, adoção de sistemas mais produtivos e melhoramento da gestão de unidades de conservação.

Financiado com recursos do Global Environment Facility – GEF (Convênio de Financiamento Não-Reembolsável nº GRT/FM-14550-BR), por meio do Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID, tem como órgão executor dos recursos a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec.

Os órgãos responsáveis pelas ações previstas são o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de órgãos ambientais e de pesquisa dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Estado de São Paulo, o responsável pela execução do Projeto é o Sistema Ambiental Paulista, por meio da Fundação Florestal e da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Suas ações estão orientadas por componentes, de acordo com objetivos específicos, e os chamamentos para participação da sociedade são feitos por meio de editais.

Veja Mais

O CONEXÃO MATA ATLÂNTICA em São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra

O presente subprojeto será realizado na Z.A. do PESM - NSV, municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, estado de São Paulo. Terá duração de 28 meses, não excedendo o prazo limite estabelecido pelo edital de 15 de dezembro de 2020.

Tem por objetivo apoiar a comunidade desta região, para desenvolver práticas agrícolas sustentáveis e integradas aos processos de organização e engajamento social local, para a geração de trabalho e renda, a permanência das pessoas no território e a conservação da Mata Atlântica. Para isso propomos:

  1. Criar e gerir uma estrutura de Governança, com base na gestão democrática e participativa, envolvendo os atores interessados – proponente, parceiros, lideranças e comunidade local – no processo de planejamento, articulação, implantação e avaliação ao longo do subprojeto.

  2. Mobilizar e sensibilizar lideranças, parceiros locais e produtores rurais da Z.A. do PESM-NSV para conhecimento, participação, adesão, planejamento e implantação do subprojeto "COMUNIDADES NA MATA".

  3. Realizar os diagnósticos das Unidades Produtivas participantes do projeto e elaborar planos de ação, visando o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis e integradas no território.

  4. Implantar cadeias de valor sustentáveis e certificadas na Z.A. do PESM - NSV, por meio da formação em Agroecologia e de processos de organização social.

  5. Promover processos de avaliação participativos que contribuam para o controle social no desenvolvimento do projeto.

Fotos

Notícias