top of page
Floresta.jpg

Refloresta

MONITORAMENTO, RESTAURAÇÃO E EDUCOMUNICAÇÃO

Logo Refloresta (1).png

Com o objetivo de reduzir custos e aumentar a escala da restauração ecológica no Vale do Paraíba, a proposta enfatiza o aumento da capacidade institucional da Akarui em implantar, monitorar e comunicar resultados de forma ampla e acessível, envolvendo a comunidade local, gerando valor para todos os envolvidos e criando sinergias de projetos no território.

 

O Refloresta é dividido em 3 grandes eixos: monitoramento e estruturação de base de dados, restauração florestal e educomunicação.

 

A partir do monitoramento com utilização de protocolos padronizados, o projeto irá gerar conhecimento sobre a eficácia e a relação custo/benefício de diferentes formas de restauração florestal.

 

Para isso, foram implantadas áreas somando 58,5 hectares em restauração, utilizando diferentes técnicas de base agroecológica: 

  • Plantio de mudas de árvores nativas em área total;

  • Condução da regeneração natural em diferentes intensidades de intervenção;

  • Enriquecimento com semeadura de Juçara (Euterpe edulis);

  • Sistemas agroflorestais com nativas.

 

Com a análise de entrevistas com os proprietários engajados no projeto, iremos gerar conhecimento sobre as percepções desses atores sociais e suas motivações, que poderá orientar as estratégias de engajamento em projetos futuros. 

 

O Refloresta também prevê a formação de uma rede de monitoramento participativo, possibilitando o acompanhamento do desenvolvimento das áreas em restauração após a conclusão do projeto. 

 

Para efetividade desse trabalho temos parceria com dois grupos bastante atuantes em projetos de pesquisa e extensão na região:

 

  • Laboratório de Estudos Socioecológicos de Paisagens (LESP) da UNIVAP, coordenado pelo Prof. Dr. Nathan Vogt, que atualmente tem um projeto financiado pela FAPESP sobre a governança adaptativa de paisagens multifuncionais, com o qual a Akarui já vem colaborando;
     

  • Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas (LEME) da UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Simone A. Vieira, que realiza pesquisas há vários anos na área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar e seu entorno, com ênfase em São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Ubatuba.

 

Este projeto também possibilitou a afiliação da Akarui como membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, reconhecida como uma das 10 Iniciativas de Referência da Restauração Mundial da Década da ONU da  Restauração de Ecossistemas.

 

Financiamento: WWF-Brasil e FEHIDRO

OUR CLIENTS

decada-restaura-onu.png
pacto_global.png
logo-pacto-g.png
pacto_global.png
bottom of page