top of page
foto-01.png

Divino Alimento

ALIMENTO DE TODO MUNDO

Divino-Alimento-logo-11-final.png

Teve início em abril de 2020 e surge como ação de enfrentamento a pandemia, mas com o objetivo de se tornar um programa permanente no município. Com isto, todas as ações desenvolvidas no âmbito desta campanha foram e são para a construção e a consolidação de políticas públicas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).

 

O Divino Alimento teve início em abril de 2020 como uma campanha de doação de alimentos agroecológicos e/ou orgânicos a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Funcionou a partir de doações em dinheiro, feitas por pessoas físicas em uma conta bancária gerida pela Akarui. Os recursos arrecadados eram usados para comprar os alimentos da agricultura local e distribuí-los no formato de cestas,  às famílias inscritas no Cadastro Único Federal, por meio do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de São Luiz do Paraitinga, e ao lar de idosos São Vicente de Paulo. 

Esta ação surgiu como enfrentamento à pandemia, estabelecendo um fluxo contínuo de produção e acesso a alimentos agroecológicos em um momento histórico de instabilidades e incertezas, beneficiando agricultores familiares  e famílias locais.

O Divino Alimento pôde ser rapidamente estruturado graças a uma rede de instituições e voluntários que já vinham atuando em parceria para desenvolver as cadeias produtivas agroecológicas na região do Vale do Paraíba paulista, tendo em vista a necessidade de pensar o território considerando as mudanças climáticas; conservação de água e florestas; dignidade do trabalho no campo; sustentabilidade econômica, social e ambiental; saúde; e soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) para todas as pessoas.

bottom of page