Oficina 02 – O propósito do Educador Ambiental

Foi realizada na EMEF Coronel Domingues de Castro. A partir de uma breve apresentação sobre Desenvolvimento da Consciência do Ser Humano, o grupo se questionou por que o ser humano se destacou da natureza em sua trajetória histórica e quais as alternativas atuais para essa reintegração. Realizou-se, então, um mapeamento sistêmico sobre quatro questões: a enchente de 2010, o aterro sanitário localizado no Bairro do Alvarengas, o desmoronamento do morro da Capela e o assoreamento do Ribeirão do Turvo. A partir desta atividade, o grupo criou alguns propósitos de atuação para o educador ambiental.

“Minha maior felicidade é perceber através do Roda D´Água que eu estava no caminho certo, mas agora não me sinto mais sozinho, me sinto fortalecido com o grupo”.

Professor Rodolfo Gedeon

Baixar o relatório da Oficina 02

greendark.jpg

Conceitos Antroposoficos

Desenvolvimento da Consciência do Ser Humano

A humanidade vive um processo de individuação do ser humano, cada vez maior. Esse processo de individuação do ser humano se traduz num processo de desenvolvimento da autoconsciência que vem acontecendo através da evolução humana ao longo de milênios. Ao longo do processo de individuação, perdemos gradativamente todos os vínculos que nos podiam dar apoio ao desenvolvimento e consolidação de nossa individualidade: nos afastamos dos mundos espirituais, da natureza, da família e da comunidade. Isso faz com que sejamos, de um lado, uma individualidade livre, emancipada, mas, por outro lado, solitária no mundo.

Em contraposição à corrente da individuação, surge uma segunda corrente que é a Corrente da Integração, que na essência é a contra-força que responde às necessidades intrínsecas do ser humano. Pode ser verificada, por exemplo, em todos os fenômenos da busca por novos grupos sociais, na preocupação com o meio ambiente e com o futuro da Terra, nas redes sociais etc.

Compreender estas duas correntes nos auxilia a compreender as pessoas com quem trabalhamos e as necessidades do nosso tempo.

 

Fonte: Programa Germinar - ComViver