simbolo perfil.jpg

Criando visões artísticas de futuros desejáveis

Conheça os Jurados do Concurso

Júri artístico

Luciana Felix

Luciana.jpeg

Mãe, tecnóloga em Design em Moda, moradora da zona Leste de São Paulo, mulher preta, figurinista, arte educadora, cantora, batuqueira, regente da Cia Caracaxá, uma das fundadoras do Cocomelo Coletivo, estudante de Teatro pela Etec de Artes, contadora de histórias. Ministra oficinas e vivências de ritmos e danças brasileiras, como maracatu, samba de coco, ciranda, dentre outros.

Camilo Frade

Camilo.jpeg

Cresceu em ambiente musical, em São Luiz do Paraitinga, SP. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade e aos 14 lançou o primeiro disco, “Por Que Nós?” (2013), que recebeu canções inéditas de Teresa Cristina, Karina Buhr, Lula Queiroga e Carlos Rennó. Além da influência de grupos populares, como a Congada e o Moçambique, seu trabalho dialoga com outras esferas da música brasileira, como no experimentalismo roqueiro do álbum “Dente de Leão” e na imersão eletrônica de “Quintais”. Em 2019, foi convidado a inaugurar o Selo Brocal, com o single “Bicho-Bicho”. A canção, composta por Camilo e produzida por Gustavo Ruiz, conta com a participação de Tulipa Ruiz, além de Caio Frade e Tomás Frade - irmão e primo de Camilo.

Mariana Vilela

Mariana.jpg

Artista, educadora e pesquisadora. Transita pelas Artes Visuais, teatro e poesia, com interesse especial pelo corpo e suas relações com o espaço, com os objetos, com a vestimenta e com o Outro.  Em paralelo à sua carreira artística sempre atuou como educadora, dando oficinas de cenografia e figurino, teatro de rua, literatura e Arte contemporânea com ênfase em Instalação e performance. 

Lua Kali

Lua Kali.jpeg

Faz pesquisas investigando como criar artefatos gráficos que estimulem diferentes percepções de Mundo e a ambivalência entre habitante e habitat. Inspirados por estudos biosféricos e microcósmicos, os Sistemas Vivos Imaginários propõem a criação de espaços onde habitam seres dentro de seres dentro de seres...

Mario Marcos Ribeiro Neto

Mario.jpeg

É multi instrumentista e estudou nas escolas Portátil e Villa Lobos. Estudou instrumentos de percussão, cavaquinho e violão. Tocou com a cantora Cida Santana, Samba da Caverna e atualmente toca com o Samba da Gamboa.

Laura Nessimian

Laura.jpeg

É fonoaudióloga e atriz, formada pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna. Ministrou aulas de voz na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras. Atuou como fonoaudióloga clínica do serviço público municipal do Rio de Janeiro, durante 20 anos

Júri científico

Giverage Alves do Amaral

Giverage.jpeg

É formado em Sociologia e doutor em Ambiente e Sociedade. Atualmente está Professor universitário e pesquisa sobre a vulnerabilidade socioambiental em Moçambique. Preside a APROPE - Associação para o Desenvolvimento de Projectos e Pesquisas.

Nos tempos livres é um ser humano em busca da felicidade, como outro qualquer.

Neusa Hamada

Neusa.jpeg

Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia há mais de 30 anos, é considerada a “Mãe dos insetos aquáticos” no Brasil. Tem uma produção científica impressionante: cerca de 200 artigos, 10 livros e 30 capítulos de livros publicados. Neusa se destaca pelo importante papel na popularização da ciência, em especial na articulação com as populações indígenas.

Helder Lima Queiroz

Helder.jpeg

É biólogo, com doutorado em Environmental and Evolutionary Biology pela University of St Andrews, Escócia. É pesquisador titular do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, onde atua desde sua fundação (1999).

Tem experiência em Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, com ênfase em Áreas Protegidas na Amazônia. Integra a IPBES e a BPBES, é conselheiro do CONCEA - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, e membro da Coalizão Ciência & Sociedade.

José Sabino

jose-sabino.jpg

É biólogo, com doutorado em Ecologia. Atualmente é professor da Uniderp, onde coordena o Projeto "Peixes de Bonito". Entre 2007 e 2008, foi responsável por elaborar políticas públicas e fazer a gestão de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. É membro do Painel de Especialistas da IPBES, e dedica especial atenção à compreensão pública e divulgação científica da biodiversidade. Ao longo dos últimos 25 anos, produziu ampla contribuição audiovisual para instituições públicas e privadas, fundações, periódicos e editoras. Em seu CV, os termos mais frequentes são: biodiversidade, ecologia de peixes, comportamento animal e divulgação científica.

Marta Simbine

Marta.jpeg

Formou-se em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique e é Doutora em Ecologia pela UNICAMP, Brasil. É docente e pesquisadora na Universidade Licungo em Moçambique.  Atua principalmente nos temas: Ecologia e Manejo da Biodiversidade; Contribuições da Natureza para as Pessoas; Conservação Comunitária de Recursos Naturais de Uso Comum; e Sítios Naturais Sagrados.

Também é escritora de livros infanto-juvenis.

Fabio Scarano

Fabio-Scarano-2.jpg

É engenheiro florestal e professor da UFRJ, com ampla experiência no diálogo com diferentes setores da sociedade. Trabalhou em instituições de referência como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Conservation International, a CAPES, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e atuou em iniciativas globais como IPCC e IPBES.

Além disso, recebeu dois Prêmios Jabuti, na categoria de Ciências Naturais, com os livros: “Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural" e "Mata Atlântica: Uma História do Futuro". Seu último livro “Regenerantes de Gaia” é um convite para pensar um novo futuro para o planeta, através de uma narrativa que aproxima a arte e a ciência.

Júri "ideia inspiradora"

Lala Deheinzelin

lala.jpg

É considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão co-criando a nova sociedade e a economia. Atuou em quatro continentes e em todos os setores da sociedade que lideram processos sustentáveis ​​e inovadores: governos locais e nacionais; instituições multilaterais; ONGs e startups; corporações e instituições. Futurista desde 1995, é pioneira em Economia Criativa e Colaborativa. Autora dos livros “Desejável Mundo Novo” e “Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis”. Lidera o Movimento Crie Futuros e é criadora da Fluxonomia 4D, uma ferramenta de gestão estratégica que combina Estudos de Futuro e Novas Economias.

Paulo Roxo Barja

Paulo.jpeg

Físico e músico, doutor em Ciências, professor da UNIVAP desde 2002 e "cordelista joseense" desde 2008. Possui 15 livros publicados.  Em seu CV, os termos mais frequentes são: Comunicação, Educação, Literatura e Música

Anna Dantes

Anna 2.jpeg

Trabalha com a extensão da experiência de edição para outros formatos – laboratórios, oficinas, revistas, curadorias, exposições, coleções de moda, ciclos de estudo e filmes. Realiza, junto ao povo Huni Kuin, o projeto Una Shubu Hiwea, Livro Escola Viva que contou com parceiros como Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Itaú Cultural e tem dois livros publicados, entre eles Una Isi Kayawa, ganhador do Prêmio Jabuti. Dedica-se também ao Selvagem - Ciclo de Estudos Sobre a Vida, rodas de conversas e edição de livros que tratam das correspondências entre conhecimentos científicos, artísticos e tradicionais. Dirige a Dantes Editora.

Alam Minowa

Alam.jpeg

Co-fundador da Vila Yamaguishi, ecovila onde reside desde 1988. Após a luta pelos direitos civis durante o período de ditadura no Brasil, dedicou sua vida à pesquisa teórica e prática sobre uma sociedade do cuidado na qual todos podem viver confortavelmente, em prol da realização de um planeta sem disputas.

Devam Bhaskar

Bhaskar.jfif

Jornalista, dedica-se a projetos relacionados à promoção dos Direitos Humanos. Já foi diretor-executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), representante da Fundação Avina no Brasil e consultor de diversas instituições internacionais de filantropia como a Fundação Ford. Dirige o Dhyan Ponto de Meditação, O Instituto Alok e o podcast O Sol.  

Idjahure Kadiwel

Idjahure.jpeg

Poeta e antropólogo, atuante também como editor, tradutor e intérprete. Nascido no Rio de Janeiro, é pertencente aos povos Terena e Kadiwéu, do Pantanal sul-mato-grossense. É graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e doutorando em Antropologia Social pela USP. Desde 2016 é correspondente da Rádio Yandê. Seus trabalhos e pesquisas enfocam as artes e etnomídias indígenas.

Realização

LOGO-AKARUI.png

Apoio/Financiamento

logos-incl-ipbes-1.jpg

Parceiros

© 2021 Concepção e design: Akarui

© 2021 Imagens: Natureza em Foco (Banco de imagens BPBES)