
Você faz parte de uma organização, coletivo ou rede de jovens?
Sente os impactos das mudanças ambientais, mas acredita que é possível construir um futuro melhor?
Então, compartilhe sua visão!
Criando visões artísticas de futuros desejáveis
Nosso objetivo
Sabemos que as mudanças ambientais estão afetando comunidades em todo o mundo e também que, para criar um futuro mais promissor, precisamos ser capazes de imaginar esse futuro. Para isso, é fundamental ter o envolvimento da juventude
Queremos oferecer um espaço onde os (as) jovens possam compartilhar suas histórias e criar visões de futuros desejáveis, por meio de expressões artísticas.
Vale qualquer forma de manifestação artística/criativa: música, poesia, artes visuais, culinária, instalações, contação de histórias, etc.
Contexto
Nos últimos anos, a Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) publicaram relatórios que resumem o estado atual dos ecossistemas no mundo e sua relação com bem estar humano.
Em meio a descobertas preocupantes sobre a saúde dos ecossistemas que sustentam nossa vida na Terra, esses relatórios também sugerem maneiras de construir um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Mas como seriam esses futuros? Atualmente, carecemos de visões inspiradas pelas vidas e perspectivas de pessoas jovens, principalmente de visões que possam contribuir com ideias para criar futuros desejáveis.
Nossa proposta
Atreva-se a sonhar com um bom futuro!
(re):pense!
* Serão considerados coletivos, redes, grupos ou organizações, formalmente ou informalmente constituídos, compostos por 5 pessoas ou mais, entre 14 a 30 anos de idade.
** O valor líquido recebido será de R$5.000, menos a retenção do imposto de renda e outras eventuais taxas obrigatórias por legislação.
Inscreva seu trabalho artístico/criativo, que expresse os sonhos e as visões de futuros desejáveis para as pessoas e o planeta - seja no bairro onde você vive, na sua região, no Brasil ou no mundo.
Vamos premiar trabalhos feitos por grupos de jovens*.
Serão 5 prêmios em dinheiro, no valor de R$5.000 cada**.
Quem está por trás do projeto
Realização: Akarui (organização da sociedade civil), em parceria com a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - BPBES
Apoio/financiamento: Centre for Complex Systems in Transition (CST) da Universidade Stellenbosch (África do Sul) e Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), através da Agência Ambiental da Noruega.
Apoio/Financiamento

© 2021 Concepção e design: Akarui
© 2021 Imagens: Natureza em Foco (Banco de imagens BPBES)