top of page

Item List

Semeando Sustentabilidade - Restauração Florestal

Teve como objetivo a restauração de 160 ha, distribuídos em 40 ha. de matas ciliares em propriedades rurais e 120 ha de enriquecimento dentro do PESM – NSV, por meio do plantio de mudas nativas e semeadura a lanço de sementes de Juçara. Além disso, trabalhou com o fomento à produção de sementes e mudas florestais com insumos naturais por meio de viveiros locais, formação e capacitação de produtores e técnicos em práticas agroecológicas, contribuindo para a recuperação de áreas e melhoria das áreas de produção: pomares, hortas, viveiros, pastagens, envolvimento dos proprietários rurais por meio de reuniões e oficinas nas quais se promove a visão integrada da propriedade e capacitação e geração de empregos no entorno do projeto: 48 diretos e 21 indiretos.

Semeando Sustentabilidade: Manejo da Juçara

Com foco na recomposição e manejo sustentável da Palmeira Juçara no Bioma Mata Atlântica – Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, onde o objetivo principal era repovoar a região com a espécie, atualmente ameaçada de extinção. Neste projeto, promoveu a capacitação de comunidades rurais da Z.A. do PESM – NSV, para marcação de matrizes, monitoramento da maturação dos frutos, coleta de sementes, produção de mudas por meio da instalação, junto com os participantes, de 4 viveiros domiciliares, beneficiamento dos frutos para produção de polpa da Juçara e comercialização dos produtos (mudas, sementes e polpa), além do estímulo a prestação de serviços de plantio.

Fehidro: Restauraçao de 25ha nas bacias do Paraitinga e Paraibuna

Restaurou 25 hectares em 15 propriedades rurais nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, acompanhando seu desenvolvimento por 3 anos de manutenção.

Diálogos Roda D'água

Priorizou desenvolver processos formativos com professores(as), gestores(as) e educadores ambientais e teve a escola como espaço para difundir informações e produzir conhecimentos sobre a realidade socioambiental de São Luiz do Paraitinga. O Roda D´Água teve como fio condutor o Rio Paraitinga e sua bacia hidrográfica, na porção do município de São Luiz, como território de aprendizagem sobre as questões socioambientais locais, especialmente relacionadas à água, solo e biodiversidade, de forma acessível, a partir das iniciativas locais, da interação com a comunidade e de dados e conhecimentos técnico.

RE:pensa

Realizado em parceria entre a Akarui e a Universidade de Stellenbosch (África do Sul) e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), que produziu vários materiais sobre o estado atual da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos no Brasil (trabalho alinhado com a IPBES). Neste sentido, o projeto visa mobilizar redes de jovens de países do hemisfério Sul, e engajá-los em torno das temáticas socioambientais apresentando, num concurso, manifestações artísticas a cerca dos futuros desejáveis, cujos resultados serão integrados ao projeto "youth nature futures" (https://youthnaturefutures.org/ ).

PDRT

Desenvolveu ações de fortalecimento comunitário e de cadeias produtivas rurais nos Municípios de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Redenção da Serra. Foram realizadas diversas ações entre elas mobilização da comunidade, elaboração de diagnóstico participativo, criação de Planos de Transição Agroecológica – PTA’s individuais das propriedades, implantação de organização social, com apoio à formação de Associações, Criação de Planos de Transição Agroecológica das Associações, Implantação de processos de certificação, identidade visual, comunicação e comercialização agroecológica. No ano de 2016, após 03 anos de projeto, mobilizamos a comunidade local com parceria com outros projetos da Akarui para criação do ORGANISMO DE CONTROLE SOCIAL - OCS São Luiz do Paraitinga e região, unindo 17 famílias de Agricultores de São Luiz, Natividade da Serra e Redenção da Serra , que em março/2018 criaram a Associação “MINHOCA – PARCEIROS AGROECOLÓGICOS” para gestão, produção, comercialização e acesso ao mercado de produtos agroecológicos certificados, oriundos da Agricultura Familiar, já com DAP jurídica acessando mercados institucionais com o PNAE destes municípios

PDRS (Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável)

Este projeto teve por objetivo fomentar o acesso ao mercado de produtos oriundos de áreas de Sistemas Agroflorestais e de áreas de manejo de pastagem em modelo de sistemas Silvipastoril voltadas a produção de leite e carne, de agricultores familiares e pequenos agricultores. Além da construção de políticas públicas que possibilitem o acesso aos demais agricultores e agricultoras, assessoria técnica qualificada para estes sistemas de produção sustentáveis e acesso ao mercado dos produtos destas áreas com agregação de valor. O projeto atendeu uma área de aproximadamente 50ha

Fehidro: Analise fiso-ambiental da bacia do Chapeu

Subsídio a ações preventivas e mitigadoras do assoreamento, da qual foi produzido o Banco de Dados, os Mapas Temáticos e Informações Sociais do território da Bacia do Chapéu, ferramenta tecnológica que hoje pode subsidiar a execução de políticas públicas eficientes naquele território, que se encontra em parte na Unidade de Conservação – Núcleo Sta. Virgínia e na sua Zona de Amortecimento

Fehidro: Diretrizes para a restauração da bacia do chapéu

Geração e análise de dados, elaboração de projetos executivos e implantação de projetos modelo em APP - projeto que realizou Diagnóstico Rural Participativo na bacia, executou plantios em Áreas de Preservação Permanente e produziu um Documento de Diretrizes orientadoras de políticas públicas para o território da Bacia do Chapéu, em especial sobre propostas viáveis de Restauração Florestal no Bioma Mata Atlântica. Neste projeto houve intensa mobilização das comunidades da Z.A. do PESM – NSV, com reuniões de DRP que deram origem a Agenda 21 da Bacia do Chapéu, documento disponível para subsidiar políticas públicas e que fundamentou a elaboração do Relatório Final do Projeto “Diretrizes para Recuperação da Bacia do Chapéu”

bottom of page