© 2019 por Viva Produções.

Divina Prosa em São Luiz do Paraitinga-SP

 

Aconteceu nos dias 29 e 30/05 e 01/06 a 3ª Divina Prosa em São Luiz do Paraitinga-SP. O evento, que teve início em 2017, antecede a tradicional Festa do Divino Espírito Santo do município e tem o objetivo de dialogar sobre o desenvolvimento do campo, a aproximação com a cidade nas relações econômicas, socioculturais e ambientais e a valorização da cultura local. A programação conta com rodas de conversa, palestras e feira de troca de sementes e mudas.

 

Neste ano, a Divina Prosa trouxe a temática da Segurança e Soberania alimentar para a população local – como desenvolver estratégias para acesso a alimentos limpos, locais e sustentáveis. Os palestrantes foram Silvia Brandalise, oncologista pediátrica e fundadora do Instituto Boldrini, em Campinas (SP), que abordou o impacto dos agrotóxicos na contaminação do ambiente, dos alimentos e da saúde, em especial, das crianças; Kelly Bombem, nutricionista, mestre em nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que falou sobre a sua experiência de CSA – Comunidades que sustentam a Agricultura, acesso a alimentos limpos e nutritivos em escolas e João Rafael Cursino, doutor em história social pela Universidade de São Paulo, que palestrou sobre o potencial para o fortalecimento de políticas públicas e ações locais para efetivação da segurança alimentar em São Luiz. Além destas palestras o evento também proporcionou um “Café com Prosa”, para que as pessoas pudessem discutir entre si os temas abordados durante a “Divina Prosa”.

 

O encerramento ocorreu com a Feira de Alimentos Orgânicos e da Transição Agroecológica, na praça central da cidade. Participaram 70 agricultores envolvidos em 12 barracas. Na feira houve a comercialização e troca de alimentos agroecológicos, mudas, sementes e produtos processados artesanalmente, além de muita música local. Este evento foi realizado pelo projeto Conexão Mata Atlântica, em parceria da Akarui com a Associação Biodinâmica. O evento contou também com o apoio das Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, empresa Suzano, Oscip Serracima e agricultores da Associação Minhoca Parceiros agroecológicos, Assentamento Egídio Bruneto – Lagoinha-SP, Associação dos Produtores Agroecológicos de Cunha, agricultores de Catuçaba – São Luiz e agricultores atendidos pelo Conexão Mata Atlântica na região.

LOGO-AKARUI.png