O Nosso Paraitinga: Diálogos Roda D´Água é um projeto desenvolvido pela Akarui, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luiz do Paraitinga e financiado pelo Fehidro e tem o Rio Paraitinga como fio condutor de suas ações. O objetivo do projeto é debater e refletir com os professores da rede municipal e estadual as questões socioambientais locais com foco na bacia do Rio Paraitinga.

A região de São Luiz do Paraitinga é o berço das águas formadoras da Bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As sub bacias do Rio Paraitinga, especialmente Rio do Chapéu e Rio Turvo, foram consideradas áreas prioritárias para restauração florestal pelo Comitê de Bacias, de modo a garantir a produção e a qualidade de água desta região.

O Projeto Nosso Paraitinga: Diálogos Roda D’ Água valoriza a sensibilização ambiental como prática pedagógica nas escolas de São Luiz do Paraitinga com o objetivo de fortalecer a relação de cuidado da comunidade luizense com o Rio Paraitinga e seu entorno. Acreditamos que o projeto é uma oportunidade para professores e jovens reconhecerem a importância do Rio Paraitinga e seus afluentes para a região e, assim, aprofundarem a compreensão de sua própria realidade, trocar experiências, valorizar a cultura local, seu modo de vida e relacionar tudo isso com o mundo a fora e a necessidade urgente de garantir o respeito, o afeto e a solidariedade entre as pessoas e, consequentemente a preservação dos recursos naturais essenciais para a vida humana.

Os princípios norteadores do projeto para uma prática pedagógica que sensibilize professores e alunos nas questões ambientais são o CUIDADO – consigo, com o outro e seu entorno, na perspectiva de que o ser humano é parte da natureza – a INTEGRAÇÃO – na qual uma visão sistêmica sobre as áreas de conhecimento e a ação integrada entre as disciplinas são fundamentais – a IDENTIDADE – quem somos, como vejo o mundo, quais meus desejos e sonhos para um mundo melhor – e a noção de PERTENCIMENTO – onde vivemos, na roça ou na cidade, em São Luiz do Paraitinga, SP, Brasil, no Planeta Terra.

A primeira ação do projeto foi realizar um diagnóstico junto aos professores sobre as iniciativas já realizadas sobre as temáticas ambientais no município e quais gostariam de realizar e dar continuidade. A partir deste recorte passamos a planejar e realizar as oficinas com o grupo de professores Roda D´Água – representado por todas as escolas do município - com mediação de Tiago Sartori, que compartilha conteúdos e ferramentas da Antroposofia (Link) para discutir as temáticas ambientais locais, especialmente sobre água, solo e biodiversidade, e dinamizar o grupo com atividades que podem ser realizadas com os próprios alunos, a partir de seus conhecimento prévios, dúvidas e anseios. Para saber mais sobre as oficinas clique em (fotos – link).

Cada professor participante tem a possibilidade de realizar saídas a campo com seus alunos. O projeto subsidia essas saídas com transporte e alimentação. Os temas destes trabalhos de campo, são definidos ao longo do processo das oficinas de acordo com a fase e disciplina que o professor leciona, a fim de desenvolver um projeto em que as habilidades previstas no Currículo Paulista sejam contempladas e enriquecidas com práticas de sensibilização ambiental nas visitas em loco. Veja as saídas já realizadas (Link).

O projeto também disponibiliza para as escolas recurso para a compra de materiais para serem utilizados em atividades pedagógicas, assim como recurso para cada escola criar ou revitalizar um espaço de aprendizagem externo às salas de aula para práticas de sensibilização ambiental e leitura.

Será organizado até o final do projeto um material escrito para todos os professores da rede municipal de São Luiz com sugestões de atividades práticas e pedagógicas para a sensibilização ambiental dos alunos de acordo com a realidade local. Se você, professor, se animar em contribuir com a produção deste material, entre em contato com Lu Castro, Assessora Pedagógica do projeto e professora da rede de São Luiz há mais de 30 anos, no e-mail (e-mail – link). Todas as sugestões de práticas pedagógicas que já foram realizadas, que tiveram um bom resultado de ensino e aprendizagem e que possam inspirar outros professor de São Luiz são bem vindas!

O projeto conta também com uma fanpage no Facebook que pode ser acessada em (Link). Compartilhe a página com amigos, parentes e colegas! Lá você encontra ações e notícias sobre o projeto.

Contamos com parcerias muito importantes nesta caminhada: o Núcleo de Santa Virgínea, o Cemaden, Rede Suapa (Rede de Sustentabilidade do Alto Paraíba) e Minhoca – parceiros agroecológicos (Links).

Neste contexto de pandemia global devido ao Covid-19 e da necessidade do distanciamento social, fica evidente a importância da corresponsabilidade que cada um de nós temos para garantir a sobrevivência de todos os seres deste sistema vivo e complexo que é a Terra. Neste momento de adversidade, temos a oportunidade de reinventarmos nossas formas de nos relacionarmos com a vida e de nos atentarmos a valores fundamentais para garantir o bem estar comum e individual. As novas gerações, impactadas e sensibilizadas por este momento da vida nunca antes experenciado por seus pais e avós, são agentes fundamentais de mudanças. E os professores, orientadores imprescindíveis para que essa moçada crie soluções para o bem viver de sua comunidade. Vamos juntos tecer esse diálogo!

Sem Título-1.jpg
DSC_0021.jpg

© 2019 por Viva Produções.

LOGO-AKARUI.png
Plenária da oficina na Escola Coronel Domingues de Castro